SET Rádio

31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento

Sobre

O SET Rádio integra a grade de programação do 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento do SET EXPO 2019.

Data

O SET Rádio é um conjunto de quatro painéis que acontecerão na sala 16 do dia 28 de agosto.

Como participar?

  • Participantes podem adquirir estes quatro painéis, e somente estes em conjunto, de maneira avulsa. Esta credencial não dá direito a assistir às demais palestras que acontecem em outras salas no dia 28 de agosto.
  • Participantes que adquirirem credenciais para a programação da quarta-feira de forma geral podem assistir aos painéis do SET Rádio sem custo extra.

Programação SET Rádio

Horário Palestras
Horário Palestra

9h20 - 10h40

 

 

28/08/2019

SET Rádio | Sala 16

Transformação do Rádio ( Metamorfose)

O rádio e seu conteúdo áudio permanecendo como desejo de consumo.
As várias alternativas de acesso, desde o tradicional receptor de rádio, ao veicular, até o da plataforma da internet como “app” e hibrido.
Emissoras e os casos de sucesso com o novo formato.

O rádio não perece; permanece! 

 

 

Moderador: Eduardo Cappia - Diretor EMC / Conselho Deliberativo SET

Graduação 1979 pela Universidade de Mogi das Cruzes. Engenheiro Eletricista com habilitação em: Eletrônica e Eletrotécnica. Consultor Técnico propagação – Sistemas Antenas FM Shively Labs. Diretor de Radio SET; Liderança Técnica AESP – desde 2011 e Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. Participação ativa em Grupos Regulatórios e Discussão de Normatização do Setor, com atuação no processo de Migração do Radio AM para o FM desde 2009.

Drivers Tecnológicos de Transformação do Radio 

A permanência do RÁDIO no mercado publicitário Norte Americano.
Índices e pesquisas mostram a posição de acesso ao conteúdo rádio nas diferentes faixas etárias.
Tendência de substituição do acesso ao veículo via radiodifusão terrestre pelo consumo “on-line” e “on-demand – Podcasting” , Digital HD Radio e o modelo Hibrido.
O fenômeno das caixas de som conectadas (smart speakers).
A influência da conexão via smartphones e ativação do chip set radio no equipamento de telefonia celular.

Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

RÁDIO 360º

O rádio vive um dos seus melhores momentos para os radiodifusores que transformaram suas emissoras em verdadeiras empresas de comunicação e mídia, sem se limitarem às restrições naturais e técnicas do nosso meio.

O Rádio 360º é a criação e comercialização de conteúdos com distribuição em diversas plataformas.

 

 

Marco Moretto - Diretor da Rádio Hot107 FM

Marco Moretto, iniciou suas atividades no rádio ainda na adolescência. Integrado ao meio, se profissionalizou e especializou-se em administração voltada ao veículo de comunicação. É um dos administradores mais jovens no Rádio Paulista. Diretor da Rádio Hot107 FM. Graduou-se no Centro Universitário de Bauru e especializou-se na FGV - Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Integra a Diretoria Executiva AESP – período 2019-2021.

QUAL A VISÃO DE FUTURO DO RÁDIO COM IMAGEM?

Carlos Aros – Diretor da Rede Jovem Pan News

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, CARLOS AROS, passou pelas redações da Rádio Jovem Pan e da Rádio CBN, onde foi chefe de reportagem. No Grupo Jovem Pan, atuou como redator do portal, repórter e passou pelas bancadas do Jornal da Manhã, do Morning Show e do Radioatividade. Atualmente é diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News. Especializou-se na cobertura de tecnologia, área na qual atua como comentarista e consultor. É vencedor do Prêmio Especialistas 2017 na categoria Tecnologia da Informação e foi três vezes indicado ao Prêmio Comunique-se na categoria Tecnologia, em 2015, 2016 (finalista) e 2017.

11h - 12h20

 

 

28/08/2019

SET Rádio | Sala 16

Menos Interferências e mais Canais no Ar

O Conflito da Recepção no Dial Rádio

As alterações no Regulamento de Radiodifusão como proposto pela Consulta Pública Anatel N. 24 de 2019, ameaçam o modelo de negócio do Rádio? Como conciliar o aumento de canais no Ar, com menos interferência, mantendo a viabilidade econômica das emissoras?

Se por um lado pode se acomodar muito mais emissoras, por outro como não “incomodar” as atuais existentes? Área rural e regiões mais distantes dos centros urbanos podem se transformar em área de conflito receptivo.

Moderador: Claudio Lorini - Diretor da Lorini Engenharia

Engenheiro Eletrônico com especialização em Telecomunicações e Redes de Informação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC. Advogado com especialização em Direito das Telecomunicações também pela PUC. Trabalhou na Rádio e TV Gaúcha / Stemac - Grupos Geradores / Indelsul – Indústrias de Telecomunicações É sócio-gerente da Lorini Engenharia Ltda./Loriservice – Radiodifusão e Telecomunicações – Fundada em 1981 – Porto Alegre/RS.

RECEPTORES E SUA EVOLUÇÃO! SENSORIAMENTO (testes CPqD)

Com base nos testes do CPqD deste ano, especialmente contratado pela ABERT, avaliou-se a atual situação dos receptores, propondo atualização do Regulamento Técnico FM em sua última versão 2010, originalmente gerado em 1998. (Resolução 67/1998  – ANATEL).
Uma abordagem objetiva sobre a temática evolutiva do serviço FM.

Marcus Aurélio Ribeiro Manhães - pesquisador CPqD

É pesquisador em telecomunicações desde 1984. Faz pesquisas e desenvolvimentos em temas que envolvem tecnologia, educação e sociedade. Seus trabalhos abrangem Internet, cidades digitais, telecomunicação fixa e móvel, inclusão digital, sistemas ópticos, rádio, TV digital, canal de interatividade, planos de canais de radiofrequência e modelos de propagação. Tem experiência em codificação de canal, transmissão óptica, modulação, otimização de espectro de radiofrequência e planejamento de canais. Graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Suas pesquisas na área de educação e psicologia culminaram na obtenção do mestrado. Em maio de 2019 – pelo CPqD - conclui relatório de avaliação de receptores, relações de proteção de canais FM para motivar proposta de alteração de Regulamento Técnico.

NOVO REGULAMENTO FM – TENDÊNCIAS E IMPACTO

A Anatel avalia preliminarmente as contribuições recebidas na Consulta Pública N. 24, publicada a 17 de junho de 2019, seus fundamentos técnicos e tendências da Efetivação do Novo Regulamento Técnico FM (aqui em destaque.

Leva em consideração as audiências públicas, as manifestações dos representantes do Radiodifusores, visando a utilização da faixa estendida para acomodar a Migração e disciplinar a utilização de todas as modalidades de serviços da faixa. Acima de tudo preserva-se o interesse público da melhor prestação de serviços, sempre no objetivo final do prestador e do usuário.

Estabelecerá, em sua apresentação, a visão dos prazos envolvidos na evolução do Regulamento, fases intermediárias e sua efetiva entrada em vigência.

Paulo Eduardo dos Reis Cardoso - Coordenador de Administração de Planos Básicos de Radiodifusão / Gerência de Espectro, Orbita e Radiodifusão - ORER

Possui Doutorado pelo DECOM-FEEC-Unicamp (2018), pesquisando Regulação da Radiodifusão com ênfase em TV Digital; Mestrado em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pelo DEMIC-FEEC-Unicamp (2005); e Graduação em Engenharia Elétrica pela FEEC-Unicamp (2002). Ocupa o cargo de Especialista em Regulação na Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, onde atua como Coordenador de Administração de Planos Básicos de Radiodifusão, na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão; e é líder do Grupo Relator GRR6 (Radiodifusão) da CBC2. Anteriormente, atuou na Gerência Regional da Anatel em São Paulo, trabalhando com o Licenciamento e Alteração de Características Técnicas das estações de Radiodifusão; na Fiscalização Técnica em entidades de Radiodifusão; e na solução de problemas de radiointerferência em qualquer sistema de telecomunicação. Foi responsável técnico pela proposta de modificação do Regulamento Técnico para Emissoras de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada e pela análise de processos de viabilidade técnica para inclusão ou alteração do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada. Participou como observador do Governo Federal nos testes de Radiodifusão Sonora Digital, tanto nos testes do padrão americano - HD Radio, em 2008 e 2012, como nos testes do padrão europeu - DRM, em 2010. Atuou como Pesquisador de Telecomunicações da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - CPqD.

MODIFICAR O REGULAMENTO FM RESOLVE A MIGRAÇÃO?

A análise do Diretor de Rádio da ABERT, mostrará como a possível alteração  do Regulamento Técnico FM poderá contribuir para a alocar todas as emissoras Migrantes do AM para o FM.
O saldo do Plano Básico e seu planejamento com as inviáveis na faixa convencional FM (88 a 108 MHz) acomodadas na estendida (76 a 88 MHz) não atingiria uma centena de estações.  Assim a viralização de FMs não representaria ameaça as atuais instaladas e teriam sua área de cobertura preservada. Até que ponto?
Conheça o decisivo destino da Radiodifusão em FM no Brasil, aliando modelo de negócio à recepção preservada do conteúdo rádio no meio terrestre.

Andre Ulhoa Cintra – Diretor de Rádio – ABERT

Engenheiro de Comunicações – Consultor especializado no planejamento de canais de radiodifusão. Diretor de Rádio Abert e estando atualmente trabalhando na Canalização FM, pela ABERT para acomodar os canais migrantes. Desenvolveu pela SET trabalho para acomodar a canalização de TV no processo de planejamento da canalização de TV Digital de TV.

14h - 15h20

 

 

28/08/2019

SET Rádio | Sala 16

O Podcast viralizou

Os podcasts entraram definitivamente na vida das pessoas, no radar dos produtores de conteúdo e na agenda dos executivos de marketing. O crescimento deste mercado é exponencial. É um fenômeno global e, mais recentemente, ganhou grande destaque no Brasil nas discussões sobre novidades e oportunidades na mídia.
Este painel apresentará uma visão geral do mercado de podcasting, tanto na perspectiva do rádio como na ótica dos produtores dos demais segmentos da mídia. Também serão discutidos os modelos de monetização e suas tecnologias.

Moderador: Marco Túlio Nascimento - Diretor da ZYDigital

Engenheiro de Telecomunicações formado pela Universidade Federal Fluminense e Membro do Conselho Deliberativo da SET. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDIGITAL, empresa que fundou em 2015 e que atua no mercado de tecnologia e mídia com a proposta de contribuir para a reinvenção do rádio, a criação de uma nova forma de consumo de áudio, uma nova experiência de ouvir. A ZYDIGITAL desenvolve estudos e soluções nas áreas de rádio, streaming, aplicativos para smartphones, aplicativos de voz e podcasting.

Ricardo Gandour

Parte 1 – O Mercado de Podcasting (Case 1)

 

Ricardo Gandour - Diretor Executivo de Jornalismo da Rede CBN

Ricardo Gandour é diretor executivo de jornalismo da Rede CBN e membro do conselho editorial do Grupo Globo. É mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP), engenheiro civil (USP-São Carlos) e jornalista (Cásper Líbero). Foi Visiting Scholar na Columbia Journalism School (2016). É membro dos conselhos do Columbia Global Center Brazil, do Instituto Palavra Aberta, da startup ImpactMania (Califórnia) e da WAN-IFRA News Publishers Association Latin America. Possui especializações em Publishing (Stanford University), Gestão Avançada (Insead) e Administração (FGV). Foi diretor de conteúdo do Grupo Estado (2006-2015), diretor executivo do “Diário de S.Paulo” (2002-2006), diretor de publicações da Editora Globo (2000-2002), diretor-fundador da Editora Publifolha (1995-2000) e repórter e editor na “Folha de S.Paulo” (1990-1995).

Parte 2 – O Mercado de Podcasting (Case 2)

 

 

 

Magê Flores - Jornalista da Folha e apresentadora do podcast Café da Manhã

Paulistana, Magê Flores é jornalista da Folha há seis anos. Já passou pela Globo News e pela rádio CBN, onde começou a carreira na reportagem. Se especializou em jornalismo gastronômico e, na Folha, foi repórter do caderno Comida, da revista sãopaulo e redatora da primeira página. Desde janeiro, apresenta o podcast diário de notícias Café da Manhã, ao lado de Rodrigo Vizeu.

Parte 3 – Tecnologias de Monetização de Podcasts

 

 

 

Rodrigo Tigre - Country Manager na RedMas / Audio.ad

Rodrigo Tigre tem mais de 25 anos de experiencia no mercado digital e é sócio da RedMas / Audio.ad, primeira empresa de soluções de áudio advertising digital na América Latina e atualmente presidente do comitê de áudio digital no IAB Brasil. Tigre criou sua primeira empresa em 1994, uma editora e distribuidora de CD-ROM, e em 1996 começou a desenvolver projetos para internet, entre eles a GamesMania, portal de Games em 5 línguas e a Netbyte, um e-commerce voltado para Games. Em 2006 criou um portal voltado para o público feminino (Feminice) adquirido posteriormente pelo Bolsa de Mulher, onde atuou como diretor de novos negócios. Antes de assumir esta nova posição, atuava como sócio local da Populis, rede premium de conteúdo, adquirida em 2016 pela RedMas / Audio.ad. Com sede na Argentina e estabelecida em São Paulo em 2016 possui localmente mais de 100 clientes, incluindo Nestlé, LG, Coca-Cola. Além do Brasil, a RedMas / Audio.ad tem escritórios em mais de 15 países da América Latina e nos EUA e conta com mais de 200 colaboradores. Desde 2011 faz parte do Grupo Cisneros, um dos maiores grupos privados de mídia, entretenimento, telecomunicações e produtos destinados às comunicações de massa no mundo.

15h40 - 17h

 

 

28/08/2019

SET Rádio | Sala 16

A Expansão do Faturamento do Rádio

A mídia tradicional e a internet têm tecnologias e modelos comerciais diferentes. Porém, no cenário de convergência em que trabalhamos, é necessário integrar os dois mundos para oferecer ações comerciais que sejam abrangentes, coordenadas e compatíveis com as expectativas atuais do mercado.
Este painel abordará a publicidade e a monetização para o conteúdo de áudio em seus diferentes formatos, dos desafios atuais às novas oportunidades que a tecnologia está criando a cada dia.

Moderador: RODRIGO NEVES – Diretor Geral, Rede Bandeirantes / Presidente da AESP

Rodrigo Neves, jornalista com especialização em jornalismo de rádio. Filho de radiodifusores, com apenas 12 anos de idade, iniciou sua vida no meio rádio, tendo a oportunidade de passar por todas as áreas de uma emissora.   Desde 1978 está no Grupo Bandeirantes. Participou do projeto, lançamento e desenvolvimento de satélite para redes de rádio. Desempenhou atividades em diversas empresas do grupo e atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral do Grupo Bandeirantes. Entre 2005 e 2006, foi presidente da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas.   É Presidente Regional da Amcham Campinas, Membro do Conselho  do SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo e do Centro Corsini.   Em 22 de maio de 2019, foi eleito para  Presidência da AESP – Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo, primeira associação do setor no Brasil e mais importante regional, para o biênio 2019-2021, cargo que já ocupou no período de julho 2011-julho 2015. Rodrigo é um homem determinado em tudo o que faz e é apaixonado por radiodifusão. Tem experiência e sabe das dificuldades enfrentadas nas grandes e nas pequenas emissoras.

Vendendo o rádio sem pesquisa

Robson Jefferson - Gerente Comercial no Grupo Band - Rádios Campinas

Robson Jefferson, começou sua carreira profissional, como executivo de contas na extinta Rede Manchete de Televisão. De lá pra cá passou por importantes empresas de comunicação como TV Bandeirantes, O Estado de São Paulo, foi atendimento de grandes agências de publicidade Há 10 anos gerencia e treina equipes de alta performance. Atualmente é gestor da operação comercial das 4 emissoras de rádio do Grupo Bandeirantes em Campinas: Educadora FM, Band FM, Nativa FM e RB. Robson é formado em Administração pela USF e pós-graduado em Gestão de Negócios pela ESAMC.

Criatividade e pró-atividade – Expandindo as fronteiras do rádio

Robson Ferri - Diretor na Agência RF

38 anos. Radialista, Publicitário, Redator, Palestrante, Empresário. 22 anos de experiência na área de comunicação. Passagem pelas Rádios, Metropolitana FM 98.5 São Paulo, Rede Transamérica, Rádio Mix FM 106.3 São Paulo. Voz padrão de mais de 25 emissoras de rádio pelo Brasil e mais 2 no exterior. Atualmente é uma das vozes e responsável pela criação de peças institucionais e promocionais da TV Globo Rio de Janeiro, para o Sistema Globo de Rádio. Fundador e diretor executivo da RF Mídia, agência de conteúdo digital com atendimento para diversos segmentos que buscam conteúdo estratégico para fortalecimento de marca na comunicação em plataformas digitais. A RF Mídia oferece estrutura para criação e gestão de brandy, web sites, aplicativos e conteúdo para mídias sociais. Gera conteúdo para mais de 200 emissoras no Brasil, mais de 20 atrações diárias a para sua base de assinantes. Oferece também projetos especiais - coberturas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Copa do Mundo Brasil 2014, Rio 2016, Copa Rússia 2018 - com entrega dedicada para emissoras de TV, Rádio e empresas que buscam fortalecer seus canais de contato com público. Hoje, Robson Ferri tem participado de congressos e feiras como expositor e palestrante, compartilhando a visão da RF, sempre pautando a importância de qualquer empresa de qualquer segmento se atentar em não apenas ter canais de contato com o público, mas sim ter um conteúdo que faça com que seus negócios venham a ser apresentados de forma acertada para atender as expectativas de um mercado cada vez mais exigente.

O vídeo como oportunidade para o rádio

 

 

 

Josimar Machado - Diretor na JMV Technology

Fundou a JMV Technology aos 18 anos, hoje atua como arquiteto de software especializado em plataformas web para Streaming de áudio e video, Live VOD e OTT. Nos últimos 6 anos tem especializado em marketing, procura unir o melhor dos dois mundos, tecnologia em áudio e vídeo com poderosas estratégias de marketing, com foco em resultados e geração de receita.