SET Rádio homenageia Salomão Ésper, um dos maiores nomes do rádio do país

O ponto alto do SET Rádio, dia totalmente dedicado às discussões sobre esse meio de comunicação em painéis que reuniram os maiores especialistas brasileiros em transmissão, conteúdo e podcast, foi a  homenagem prestada pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) a Salomão Ésper, um dos mais  longevos e renomados profissionais de rádio do país, dono exitosa e profícua carreira, sobretudo no Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde atua há 58 anos.

 

A cerimônia ocorrida na sala Jaçanã 3 do Expo Center Norte, onde funciona a sala 16 do SET EXPO, estava concorrida e muitas pessoas ficaram de pé para receber o mestre. A homenagem teve início com o diretor geral da Rede Bandeirantes, Rodrigo Neves, também presidente da Aesp (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo). Ele mencionou a emoção de todos em receber um verdadeiro ícone do rádio, que influenciou gerações de profissionais. A comoção era tamanha que Neves se esquivou de ler o texto em homenagem a Salomão Ésper e, para auxiliá-lo, convidou o radialista Rodrigo Salomão.

 

“O nosso homenageado de agora é um exemplo para todos nós”, disse Rodrigo, complementando com dados históricos da vida de Salomão Ésper. Desde o seu nascimento, há 73 anos, em Pirassununga, no interior do Estado de São Paulo, passando pela primeira vez que travou contato com um microfone, por meio de um serviço de alto-falante de sua cidade, quando tinha 16 anos, até a vinda para São Paulo, onde queria estudar para ser advogado. Ésper conseguiu conciliar os estudos na famosa Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, sem nunca deixar de lado a sua paixão pelo rádio.  Fez de tudo, de programa de calouros a uma curiosa participação em um filme interpretando um speaker.

 

Ao ser chamado ao palco em companhia de Carlos Fini, presidente da SET, Salomão Ésper começou sua fala de agradecimento com o típico bom humor. “Eu esperava que a minha cabeça estivesse melhor do que os meus quadris”, se referindo a dificuldade de se locomover e o fato de que fará um tratamento para aliviar as dores. “O rádio oferece a nós emoções infindas. Desde o primeiro dia até o encerramento da carreira. Muito obrigado. Estou muito comovido com mais essa manifestação de apoio e solidariedade”, afirmou o radialista. Direcionando o olhar para a plateia, Fini disse a Salomão: “quantas pessoas estão aqui que você influenciou?”

 

Ao finalizar o seu agradecimento, Salomão Ésper citou uma anedota sobre um famoso cantor sertanejo que foi convidado para um churrasco, e o autor do convite pediu para que ele levasse o seu violão. Porém, o músico argumentou: “mas o meu violão não come churrasco”. “Como ninguém pediu para que eu trouxesse o  meu violão, eu  me despeço por aqui”, brincou o radialista, sendo aplaudido de pé pelos colegas presentes no auditório.