Produções de conteúdo online se destacam por autonomia, praticidade e baixo custo

O conteúdo online é, sem dúvida, um dos grandes trunfos dos produtores de conteúdo que conseguem, por meio de processos independentes e de baixo custo, atender tanto a demanda dos usuários quanto às publicitárias, principalmente as de nichos.

Durante o painel “Produção de Conteúdo On-line: um mercado que cresce a cada dia”, que aconteceu no Congresso SET EXPO nesta segunda-feira (26), Fernanda Siqueira Pinto, gerente de produção da AD Digital para YTSpace Rio, mediou um bate-papo com nomes expressivos da produção de conteúdo online.

Paulo Cuenca, CSO na WTF Maison, Antonio Tabet, co-fundador do Porta dos Fundos, e Manuela Villela, head Latam, top creator, content partnerships no YouTube, contaram sobre seus papeis como produtores de conteúdo e como o mercado se mostra promissor, mesmo em um lugar de grande competitividade como o YouTube.

Tabet afirmou que a publicidade sempre foi muito maltratada pela televisão, mas que os conteúdos online tratam muito bem a demanda publicitária, trabalhando de forma conjunta e respeitosa. “Damos um valor para a publicidade que ela nunca teve. Pensamos nas demandas publicitárias de forma ativa e também as recebemos do departamento comercial. Inserimos de uma forma que o usuário goste de ver no vídeo. O resultado são retornos maiores dos clientes em relação aos investimentos na televisão”, afirmou o co-fundador do Porta dos Fundos.

Já Paulo Cuenca destacou como unidades rápidas e autossuficientes de produção podem ter resultados positivos. “É possível fazer um conteúdo de excelente qualidade, com alto valor de produção e custo baixo. Existe uma facilidade em ter uma equipe pequena. Gravo em qualquer lugar. Pareço um turista entusiasmado”, disse.

E o YouTube está de olho em toda essa produção e busca por meio da apresentação de dados para os produtores antecipar as demandas publicitárias. “Estreitamos as necessidades das marcas com os criadores de conteúdo. Promovemos workshops para que eles saibam sobre o que está sendo falado antes de receber um briefing. Contamos quais os tópicos e temas que o mercado publicitário está falando”, contou Manuela Villela.