Pesquisa e Desenvolvimento na Mídia – Uma Visão Global

Os investimentos mundiais em pesquisa e desenvolvimento são de aproximadamente em US$ 1,7 trilhões, conforme levantamento realizado pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. E países asiáticos estão entre os que mais investem em P&D. Apenas China, Coréia do Sul e Japão respondem por 36% desse valor, segundo Cristiano Akamine, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que moderou o painel “Pesquisa e Desenvolvimento na Mídia – Uma Visão Global, no o 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento que acontece paralelo à SET EXPO, o maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, encerrada nesta quinta-feira (29) no Expo Center Norte, em São Paulo.

Akamine lembrou que a China investiu US$ 410 bilhões em P&D em 2016 e deve ultrapassar os Estados Unidos, que lidera o ranking, já em 2020. “Grande parte destes investimentos em pesquisa tem ido para a área de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicações, incluindo-se aí o setor de Broadcasting e Mídia”.

Kohei Kambara, Engenheiro Pesquisador Sênior da japonesa STRL NHK, que também participou do painel, afirmou que hoje a empresa investe em tecnologia na busca de alinhar conteúdo e transmissão às exigências dos consumidores de audiovisuais. Segundo Kambara, a NHK, única empresa pública de broadcast, desenvolve soluções conforme a demanda dos clientes. E lembrou que no ano passado o Japão iniciou a transmissão de sinais de satélite 4k e 8k.

Jian Song, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de DTV, na China a transmissão de multimídia de televisão digital terrestre avançada (DTMB-A) é o padrão de transmissão de televisão digital terrestre (DTTB) proposto pela China, aceito pela ITU como padrão internacional de DTTB em julho de 2015. Ao adotar várias tecnologias avançadas, como a capacidade próxima codificação e modulação de canal, bem como estrutura de quadro aprimorada, o DTMB-A pode fornecer sincronização rápida do sistema, alta sensibilidade de recepção, melhor desempenho contra o efeito de caminhos múltiplos, alta eficiência de espectro e flexibilidade para a extensão futura. Este documento fornece uma visão geral técnica da especificação da camada física do padrão DTMB-A em detalhes.

O Especialista em Tecnologia IV P&D da TV Globo, Carlos Eduardo Cosme Ribeiro, que visitou a Coréia do Sul para conhecer o desenvolvimento de soluções para o setor pelo ETRI (Electronics and Telecommunications Research Institute), um dos principais institutos de pesquisa no domínio da comunicação sem fio com mais de 2.500 patentes registradas, vê boas oportunidades para o Brasil numa parceria com os sul-coreanos. “O ETRI desenvolveu tecnologia de rede de área de navios, interpretação automática de idioma portátil e tecnologia de estacionamento com manobrista automatizado”. Ribeiro visitou o ETRI no primeiro semestre de 2019 para estudar suas linhas de pesquisa no tema TV3.0, que utilizam o formato ATSC 3.0.