Padronização de novas tecnologias de áudio e vídeo pode garantir produtos mais confiáveis, seguros e de alta qualidade

Um dos paineis mais tradicionais do SET EXPO trouxe ao congresso membros da Sociedade dos Engenheiros de Cinema e Televisão dos Estados Unidos, em inglês, a SMPTE (Society of Motion Picture Engineers), para apresentar a atualização das normas e padronizações na área, que têm garantido produtos com maior qualidade.

Na oportunidade, o presidente da entidade, Pat Griffs, apresentou a sociedade e destacou o seu tamanho no mundo, além de falar sobre o convênio que está sendo firmado com a SET Brasil. Já Thomas Bause Mason, director of standards development da SMPTE, apresentou temas quentes como vídeo e áudio sobre IP, metadados e como otimizar e padronizar as tecnologias.

O diretor de tecnologia e P&D da TV Globo, Paulo Henrique Castro, mediador do painel, explicou que essa padronização afeta diretamente a operacionalidade do processo. “Esses procedimentos padronizados impactam em diversos equipamentos na planta de radiodifusão de cinema, distribuição de mídia ou OTT, fazendo com que elas funcionem de forma confiável, segura e de alta qualidade”, explicou Castro.