Negócios tradicionais criam identidade nova no OTT

Tendências de mercado fora apresentadas pela Accenture, durante o painel “OTT como Suporte aos Novos Modelos de Negócio”, moderado por Daniela Souza, da AD Digital e conselheira SET.  

 

De acordo com Luis Mauricio Bonilauri, diretor da Accenture para Comunicações, Mídia & Alta Tecnologia “o mercado de OTT segue crescendo e está pronto para novos produtos e oportunidades de modelo de negócio”. Mas globalmente o OTT tem um problema de relevância: 48% dos pagantes acreditam que estão comprando conteúdos pelos quais não se interessam. Todavia, no Brasil, por exemplo, esse modelo é cada vez mais preferido: de 2018 a 2019 o número de pessoas que adotaram assinaturas de streaming de vídeo subiu de 38% para 49%. Outro dado interessante: o consumidor mais jovem, a partir dos millennials e entrando na geração Z, se incomoda menos com anúncios em seus canais de streaming, oportunidade para captação de recursos.

 

A Jovem Pan mostrou como a internet permitiu que a empresa, cujo core sempre foi o rádio, expandisse seu alcance. “Não somos apenas uma rádio, mas também um publisher digital – comentou Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan – hoje, vídeos de opinião gravados de dentro dos estúdios de rádio geram 60% mais views na internet do que o conteúdo de hard news. Primeiramente optamos pela distribuição no YouTube porque precisávamos de relevância. A marca Jovem Pan sempre foi forte e ficou maior ainda em uma plataforma aberta.  Hoje são 16h de streaming ao vivo e mais de 15 milhões de inscritos no canal”. A empresa deve lançar uma plataforma de conteúdo migrando do YouTube para uma ferramenta própria, já batizada de Panflix, entre outros investimentos.

 

Para o Grupo Globo, um dos maiores desafios foi informar ao telespectador que a plataforma OTT Globoplay é um serviço que vai além das reprises de novelas. “Descobrimos que é mais fácil promover um upgrade do que convencer o consumidor a partir do zero que vale a pena o produto pago. Por isso, temos três níveis de acesso ao Globoplay: uma camada de acesso anônimo, onde é possível entrar e assistir sem barreira alguns trechos dos programas e conteúdo jornalístico. Outra, com login e acesso gratuito com programas de variedades, realities e Globo ao vivo e finalmente e o conteúdo premium, com atrações exclusivas, episódios das novelas um dia antes de ir ao ar e produtos internacionais licenciados”, disse o head de Marketing, CRM e Inteligência da plataforma da Globo, Tiago Lessa.