Demanda por volume de dados impulsiona atualizações da TV digital

O debate “Next Gen: Novas Tecnologias para TV digital” reuniu especialistas de diversas partes do mundo com moderação de Liliana Nakonechnyj, ex-presidente da SET Brasil. “Temos de nos preparar para as próximas gerações de TV digital que em breve chegarão, e aqui temos perspectivas de profissionais da Europa, Estados Unidos, China e Japão”. Skip Pizzi, vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB (National Association of Broadcasters, Estados Unidos) apresentou panorama do ATSC 3.0, cuja capacidade de canal tem aumento de 30%, de 19 MB para cerca de 25 Mbps, além de um LDPC melhorado e interleaving. O ATSC é o padrão norte-americano de TV digital.

Orientações do Ultra HD Forum foram apresentadas pelo presidente do grupo, Thierry Fautier. O fórum foi criado em 2015, e edita guidelines para diferentes tecnologias para veiculação do Ultra HD. Esse padrão garante imagens em 4K mais claras, vívidas e com detalhes mais aprofundados do que o HD convencional, cores mais vibrantes, maior contraste, e renderização de movimento a partir de 100 Hz, taxa muito mais próxima daquela captada pelos olhos humanos.

Entre os destaques, Hiroaki Kimura, diretor de Tecnologia de Radiodifusão Digital do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, apresentou tendências de consumo de conteúdo digital no país. O desafio é garantir que os mais jovens ainda procurem a TV na hora de consumir conteúdo audiovisual. “As gerações mais jovens são menos propensas a assistir TV convencional, pois ao passo que existem menos aparelhos de TV dentro de casa, cresce o número de smartphones”. No Japão, 62% dos homens jovens na casa dos 20 anos assistem mais de 15 minutos de TV por dia (2015). Mas após 2021, a previsão de acordo com a NHK é que apenas 40% dessa população passe mais do que um quarto de hora na frente de aparelhos de TV por dia. No mesmo espaço de tempo inicial, 85% da população geral do país asiático declarou assistir mais de 15 minutos diários de TV.

O painel também recebeu Masaru Takechi, engenheiro de Pesquisa para implantação de Hybridcast da NHK STRL, e Jian Song, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia de DTV (China).