Hot Session: OTT como suporte aos novos modelos de negócios

Em um mundo que presencia avanços constantes das tecnologias digitais, a explosão do uso de redes sociais, smartphones, proximidade da entrada em operação do 5G e internet das coisas, a mudança de comportamento e de hábitos no consumo de vídeo refletem diretamente sobre as plataformas de distribuição de conteúdo audiovisual.

Esse é o foco do painel “OTT Como Suporte aos Novos Modelos de Negócio”, que acontece no dia 28 de agosto próximo, das 11h às 12h20, dentro da programação do Congresso SET EXPO 2019. Maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina na América Latina e um dos maiores do mundo, o SET EXPO será realizado entre os dias 26 e 29 de agosto próximo, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo.

O painel terá como moderadora Daniela Souza, fundadora da AD Digital e membro do Conselho Deliberativo da SET. Os palestrantes serão Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan, Luis Mauricio Chopard Bonilauri, diretor da área de Comunicações, Mídia e Alta Tecnologia da Accenture e Tiago Lessa, head de Marketing e Inteligência Globoplay.

Segundo Daniela, vivemos um momento de transição, que promove uma revolução em toda a indústria que produz conteúdo. Nesse contexto, independente do conteúdo e de quem o produz, é preciso se posicionar por meio de novos modelos de distribuição. “O conteúdo precisa estar disponível e as empresas precisam oferecer uma plataforma que cause uma experiência positiva para o usuário, que tenha um conteúdo de relevância e entendemos que isso se destaca nas plataformas de OTT”, diz.

Entre outras abordagens, o painel apresentará como os grupos de comunicação vêm se preparando para enfrentar desafios tais como novos hábitos de consumo e comportamento do usuário por um lado, e, por outro, a crescente concorrência para retenção da atenção. Temas de como as empresas apresentam suas estratégias para o universo da distribuição de conteúdo em múltiplas plataformas, como elas entendem seus novos modelos de negócio e como perseguem o equilíbrio entre a publicidade e a assinatura em suas plataformas, são algumas das provocações que serão levantadas.

A evolução das OTT’s é tamanha que percebemos movimentações entre algumas majors e tech companies, tais como Disney, HBO, Apple e evidentemente a Netflix. No caso da Netflix, ela inicialmente se valeu do modelo de licenciamento, depois sofreu regulações de outros players do mercado, mais recentemente a Disney, que decidiu criar a sua própria plataforma de streaming e não mais licenciar seu conteúdo para Netflix. Isso tem motivado cada vez mais  a Netflix a produzir o seu próprio conteúdo, provocando uma reação em cadeia no setor, inclusive com reflexos no Brasil. “Algumas empresas farão seu caminho sozinhas, por já terem um nível de experiência e maturidade suficientes para isso, e outras vão entender que precisam se vincular a uma parceria com uma empresa de tecnologia para dar mais sentido ao seu modelo de negócio”, afirma.

Este será o 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento realizado pela SET. A expectativa da entidade é reunir 2 mil participantes  que assistirão a mais de 50 painéis e 200 palestras em quatro dias de evento.

Na grade de programação, há temas sobre rádio e áudio; contribuição AV e infraestrutura; inovação e tecnologias disruptivas; produção de conteúdo; distribuição audiovisual e regulatório e normatização.