Computação em nuvem dá agilidade para indústria audiovisual

A computação em nuvem tem transformado muitos processos da indústria audiovisual. Alguns avanços foram apresentados por especialistas do painel “Cloud Computing: Estratégia de Inovação e Transformação”, no congresso SET EXPO.

 

Benoit Quirynen, chief market officer da EVS (Bélgica) comenta que hoje em dia “toda companhia tem que fazer mais com menos, e quando pensamos em menos, são menos recursos, mas também menos problemas. Queremos soluções mais fáceis de operar para podermos trabalhar com mais criatividade, e conteúdo para satisfazer diferentes tipos de audiência”. Dessa forma, ele explica que quase todos os produtos da EVS estão disponíveis como máquinas virtuais, que permitem lean production, automação, elasticidade e facilidade para colaboração.

 

“Hoje estamos estruturados com conteúdo forte, planejamento e curadoria humana para controlar as soluções de streaming de vídeo que oferecemos – afirma Maurício Almeida, CEO da Watch Brasil – fazemos venda para os ISPs, e eles distribuem para os consumidores. E trabalhamos fortemente a experiência do nosso usuário. No futuro, a ideia é trazer as emissoras regionais para dentro da Watch”.

 

Entre os destaques esteve também o caso do novo site do SBT, cuja reestruturação passou pela hospedagem em nuvem.  “O SBT partiu do modelo on premise e buscou a nuvem. O que o canal queria era focar na experiência do usuário, otimizar a audiência do SBT e ampliar a monetização”, explica Marcio Eduardo Souza da Silva, desenvolvedor de Alianças e Negócios da ilegra. Outra necessidade era a ideia do mobile first – ou seja, a mesma versão do site roda em desktops e em dispositivos móveis.

 

Participaram também Jeff Fenley, diretor comercial da GRABYO para América Latina e Edmar Moraes, diretor de Vendas da Synamedia para América Latina. O painel foi moderado por Gilvani Moletta, consultor.