SET EXPO 2019 começa com grande presença de público

Carlos Fini, presidente da SET, durante a cerimônia de abertura do SET EXPO 2019. Foto: SET.

São mais de 50 painéis e mais de 200 palestras a disposição dos participantes do congresso, além de uma área de exposição que traz as novidades das mais importantes marcas mundiais. Primeiro dia do evento tem ótima participação do público.

O SET EXPO, maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, foi oficialmente aberto ao público nesta terça-feira (27) no Expo Center Norte, em São Paulo. Os mais importantes especialistas do setor e as principais marcas discutirão, até a quinta-feira (29), os principais assuntos relacionados à indústria de produção e distribuição de conteúdo audiovisual.

Na abertura, o presidente da SET, Carlos Fini, destacou que vivemos um momento único de oportunidades dentro do setor de audiovisual. “É impressionante constatar o grande desenvolvimento tecnológico da indústria ao longo dos anos e o enorme ciclo de expansão que se coloca à nossa frente oferecendo desafios, mas também oportunidades”, destacou.

Carlos Fini, que também é diretor de Tecnologia da RBS TV, enfatizou a convergência. “Diferente do que muitos pregam, esses novos modelos de consumo de mídia não farão com que o modelo linear desapareça. Disse isso após o final do NAB Show 2019 e repito agora: estamos vivendo uma época do “e”, e não do “ou” “, enfatizou.

Em seu discurso, Carlos Fini também anunciou a parceria da SET com a Society of Motion Picture & Television Engineers (SMPTE), uma das mais importantes entidades que representam o cinema e a TV no mundo. No acordo anunciado mutuamente nesta terça-feira, os associados da SET podem também se tornar associados da SMPTE com vantagens e vários benefícios. (veja mais detalhes aqui).

O momento de destaque da cerimônia foi o SET Talks, um bate-papo que foi comandado pelo jornalista Álvaro Pereira Jr., repórter do Fantástico (TV Globo). Ele entrevistou Patrícia Muratori, head do YouTube no Brasil; Marcelo Coelho, principal executivo de Edge Services da Amazon AWS na América Latina e Kohei Kambara, pesquisador do Science & Technology Research Laboratories (STRL) da emissora japonesa NHK. Eles responderam a perguntas sobre os novos hábitos de consumo de mídia, as oportunidades de negócios com as tecnologias emergentes e o que o futuro deve trazer em termos de serviços para os consumidores.

Participaram da cerimônia de abertura Elifas Gurgel do Amaral, secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações; Mabito Yoshida, diretor geral do Ministério de Comunicação do Japão e Emmanoel Campelo de Souza Pereira, presidente em exercício da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de diretores de emissoras de TV, empresários e empreendedores do setor de mídia audiovisual e representantes de associações e entidades do setor.

Após a cerimônia de abertura, os presentes foram convidados para a abertura oficial da Feira SET EXPO 2019. A Feira reúne 150 expositores, que representam mais de 400 marcas nacionais e internacionais e que exibem os mais recentes produtos, serviços e negócios de mídia e entretenimento audiovisual. A expectativa é reunir 15 mil visitantes até quinta-feira, 29, e movimentar cerca de US$ 20 milhões.