Novo sistema aumenta cobertura da TV digital terrestre

23/08/2017
SEGS

  • Escrito por  Maria Emília Farto

Gestores das áreas técnicas das emissoras poderão obter informações fundamentais para garantir o alcance do sinal, de forma rápida e fácil

A iTVX, especializada em serviços e soluções digitais para radiodifusão, está lançando na feira do SET EXPO, que acontece de 22 a 24 de agosto, no Centro de Convenções Expo Center Norte, em São Paulo, o “iTWEBTV”, uma ferramenta destinada aos departamentos técnicos de emissoras e afiliadas, baseada na nuvem, que mapeia áreas de predição de mancha, ou seja, onde o sinal da TV digital terrestre não chega, e indica soluções.

Desenvolvida por uma equipe de engenheiros de alto nível técnico e com larga experiência em emissoras de TV brasileiras, o “iTWEBTV” é a única ferramenta desenhada especialmente para detectar a recepção da TV digital terrestre em qualquer lugar do Brasil, que possui características geográficas extremamente diversificadas, o que traz novos desafios para às emissoras.

Cada mapeamento identifica com alta precisão os obstáculos para a chegada do sinal e gera relatórios de diagnóstico técnico, que contêm dados de detecções de obstáculos ou interferências de outras regiões, os chamados co-canais, de LTE´s (os sinais 4G) e apresenta indicações de melhoria do sistema irradiante, com informações como o local exato, onde deve ser colocado um reforçador de sinal, por exemplo.

Ganhos de publicidade – Outro destaque da ferramenta é a indicação de quantas pessoas estão sendo cobertas pelo sinal e, principalmente, quantas estão sendo descobertas. “Em um de nossos pilotos, um gestor constatou que o sinal estava chegando a 120 mil pessoas, numa área composta por 300 mil. Ao resolver os problemas de interferências, o alcance da emissora na região mais do que dobrou”, explica Marcelo Martins, diretor de novos negócios da iTVX.

Além do telespectador das regiões de sombra, que passará a ter acesso a maior número de canais abertos, outros beneficiados com o “”iTWEBTV”” serão os departamentos comerciais das emissoras que terão dados de cobertura precisos e confiáveis para oferecer aos anunciantes.

Outra ferramenta que a iTVX vai apresentar durante o evento será um sistema instalado em um drone homologado, destinado a fazer o diagnóstico de irradiação de ondas em torres de difícil acesso, em locais de difícil acesso em áreas urbanas, periféricas, rurais, muito próximas ao mar, ou em locais com proibição de voos tripulados, como é o caso de helicópteros, que normalmente são utilizados para este fim.

Participação no Congresso SET – A iTVX também vai participar de uma mesa redonda, no Congresso da SET, denominada “Teoria e prática da cobertura de TV digital”, que acontece no dia 24 de agosto, quinta-feira, às 9h, na sala 16 do Centro de Convenções do Expo Center Norte. O objetivo será discutir como solucionar os desafios pós-implantação da TV digital no Brasil. Um deles será avaliar quais as a vantagem de se ter um programa para predição da TV digital.

Sobre a iTVX – Criada para atuar nas áreas de radiodifusão, telecomunicações e teleducação, a iTVX disponibiliza a experiência de décadas de trabalho de seus profissionais nas mais importantes redes de televisão e rádio brasileiras. Sua gama de serviços e soluções digitais atende todas etapas que vão desde estudos de viabilidade até implantação de projetos em radio e TV. www.itvx.com.br

Serviço:

Feira SET Expo

Data: de 22 à 24 de agosto

Horário: 12h às 20h

Local: Pavilhão Vermelho e Centro de Convenções do Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo

Estande da iTVX: Rua 8, estande 110ª (ao lado do Pavilhão Japonês)

Entrada franca